Duas pessoas presas pelo crime de recebimento e seis caminhões apreendidos foi o resultado de uma investigação do PI que, em trabalho conjunto com a Promotoria Metropolitana do Oeste e com o apoio da Receita Federal (SII), conseguiram desmantelar umaller e uma planta clandestina de desmantelamento em San Bernardo.
Após investigação da Brigada de Investigação de Roubos e Intervenção Criminal do PDI (BIRO INCRI), foi apurado que estes sites armazenavam veículos maiores “clonados” acusados de roubo.
Ele subprefeito Gerardo Vásquez, do BIRO INCRI, indicou que em trabalho investigativo apoiado por peritos químicos, mecânicos e fotógrafos do Laboratório de Criminalística (Lacrim) foi apurado que “seis deles mantiveram alterado o número do chassi e do motor do VIN, conseguindo estabelecer que um deles é o responsável pela roubo”. A prisão de dois cidadãos chilenos foi realizada neste local.
Acrescentou que numa segunda unidade, correspondente a uma central de desmantelamento, “foi também encontrado um camião que tem uma parte de uma grua que foi encomendada por furto”.
Em ambos os locais, foram realizados os testes necessários para apurar detalhes do processo de “clonagem” dos veículos de carga, bem como de outras partes e peças de caminhões encontrados em setor semirrural da zona sul da Região Metropolitana. .