48
Eles roubaram mais de 30 quilos de um centro autorizado para o cultivo de cannabis sativa
A prisão dos três réus faz parte da “operação persa” tão chamada executada pelo escritório do promotor e pelo PDI em dezembro passado, onde um total de 29 pessoas foram enviadas para a prisão, por vários crimes de gravidade após a busca a casas do População os paltos em talca.
Desde então, um fugitivo para um homicídio qualificado que ocorreu em junho de 2020, depois que brigas entre bandas dedicadas ao tráfico de drogas, Jaime Esteban Avendaño Sandoval foi apelido na última terça de maconha subtraída recentemente de um centro de cultivo autorizado foi apreendido.
“Após uma investigação completa da polícia de investigação, em 23 de fevereiro deste ano foram realizados três indivíduos – mobilizados em um veículo – 39 quilos de maconha. Dentro do carro, também foi encontrada uma munição e o veículo tinha uma comissão em vigor por roubo na cidade de Santiago. E nos domicílios do acusado, foram encontradas várias espécies de crimes cometidos na cidade de Talca, especificamente crimes de roubo em vez de um desabitado. Uma dessas pessoas também manteve um mandado de prisão para o crime de homicídio qualificado, que ocorreu na cidade de Talca em 10 de junho do ano passado. Todos eles foram formalizados perante o Tribunal da Talca e estavam em detenção pré -julgamento, uma vez que o Tribunal considerou que a liberdade do acusado constitui um perigo para a segurança da empresa. A base dessa decisão foi a quantidade de crimes pelos quais foram formalizados, a penalidade que cada um dos crimes carrega de que são penalidades de crime, considerando também o extrato de afiliação do acusado e a provável penalidade a que podem ser condenadas e que neste estado processual existe a impossibilidade de que eles tenham uma penalidade substituta para a prisão ”, disse o promotor em crimes violentos Gabriela Vargas.
Após o ataque na população, o trabalho do ministério público e os procedimentos ordenados à polícia civil não pararam.
Ronny Ibazeta, comissário -chefe dos anti -narcóticos e crime organizado do PDI, disse que “A prisão dessas pessoas ocorreu em momentos que subtraiam a droga de uma safra autorizada para a cannabis sativa na região de Maule, onde depois disso houve uma perseguição e a prisão dessas pessoas. Seguindo o mesmo, várias autorizações foram gerenciadas para a entrada e registro das propriedades dessas evidências acusadas e apreendidas como armas de fogo, a droga que é os 39,3 quilos de cannabis sativa, munição, um veículo recuperado e outras espécies associadas ao crime. O valor da droga é de 190 milhões de pesos, que se traduzem em 330 mil doses dessa substância.
Dessa forma, o Tribunal de Garantia da Talca hospedando cada um dos argumentos e pedidos de prisão solicitados pelo promotor de drogas e quatro pelo homicídio qualificado.