Um amplo envio policial motivou uma operação da Polícia de Investigação (PDI) desenvolvida no Persa Biobío e o bairro de Franklin, na comuna de Santiagoonde 300 detetives participaram, que conseguiram parar pelo menos 20 pessoas. A operação policial também tem o foco de um grupo criminoso de origem colombiana, chamado “Os espartanos”.
A Brigada de Investigação Criminal (Bicrim) de Santiago participou da operação, que atingiu vários galpões do setor comercial, dentro da estrutura do plano de microtrafassina zero (MT-0), com foco especial em três aspectos: o roubo de telefones celulares, controle migratório e a desarticulação de “Os espartanos.”
Para a operação, 52 casas foram invadidas, das quais 48 correspondem a instalações comerciais localizadas no biobío persa, além de quatro casas em diferentes comunas da capital.
Ele Prefeito Alex Ahumada, chefe da prefeitura North Centralele disse sobre o grupo criminal que “de acordo com as evidências e os elementos que reunimos até o momento, pelo menos nossas metas de investigação Eles discutem em suas redes sociais e, de acordo com diferentes evidências, que fazem parte dos ‘os espartanos’ “, Adicionando isso “Já em várias instalações, encontramos diferentes tipos de drogas, diferentes volumes e vários de nossos brancos de pesquisa.
Em relação aos resultados da operação, o prefeito de Ahumada disse que as armas não haviam sido encontradas e que parou cerca de 20 pessoas, que foram presas “pelos infratores (para a lei de migração) e alguns para a situação flagrante de violação da lei 20.000 (de drogas) ″.
Em “The Spartans” e sua maneira de operar, do PDI, eles detalharam que o grupo trabalha através de turnos para a Comissão de Crimes, Especialmente, a venda de drogas, para as quais eles operam com esconderijos, como veículos de terceiros ou nos corredores de galpões comerciaisalguns dos quais foram “usurpados” para seus donos.
Os membros do grupo criminal também estiveram envolvidos nos casos de extorsão aos comerciantes, Além de enfrentar bandas rivais para controle territorial.
