O último fim de semana do ano acabou com mais atos de violência do que o desejado no Região Metropolitana. Poucos dias antes da celebração do novo ano, e até à publicação desta nota, tinha havido um total de seis homicídios na capital.
De acordo com os números do Relatório Nacional sobre Vítimas de Homicídios Concluídos no Chile durante o primeiro semestre de 2024, no total, 255 ocorreram na Região Metropolitana.
Então as coisas são, Isto é o que se sabe sobre os casos ocorridos neste fim de semana na região.
Pouco depois da meia-noite de sábado, um jovem de 21 anos foi assassinado no cruzamento das ruas Visviri e Manuel Sánchez, no município de Macul.
Segundo a polícia, A vítima recebeu dois ferimentos de bala. e morreu poucos minutos depois. Ele não tinha antecedentes criminais.
“A informação que temos é que o jovem esteve neste sector e pelo que foi recolhido até agora, Aparentemente um veículo chegou e disparou.“, explicou o promotor sobre o ataque Rodrigo Moya.
Durante a madrugada de sábado, dois ataques quase paralelos no setor Vega Centralem Recoleta.
A primeira delas também ocorreu perto da meia-noite, quando Homens desconhecidos atacaram a vítima em Antonia López de Bello com rua Recoleta. De acordo com os detalhes fornecidos pelo procurador da ECOH Carlos Eltitno lugar seis cartuchos de bala foram encontrados.
Embora a vítima tenha recebido os primeiros socorros, ela não pôde ser salva. Enquanto seu corpo era revistado pela polícia em busca de qualquer identificação, Ele foi encontrado com uma arma de fogo em seu poder..
Além do acima, outra pessoa morreu perto da estação Cal y Canto do Metrô de Santiago após ser atacado com armas brancas, perseguido por cinco sujeitos.
“Investigações preliminares mostram que A vítima estava fugindo da Avenida La Pazde norte a sul, onde é alcançado por cerca de cinco sujeitosque teria causado o ferimento que causou sua morte”, detalhou o comissário sobre o ocorrido. Danilo Sepúlveda da Brigada de Homicídios Centro-Norte.
Estes acontecimentos não deixaram as autoridades indiferentes. Em relação aos casos da Recoleta o prefeito da comuna Tarifas Jadue Ele observou que o que aconteceu em La Vega “é tremendamente lamentável”. Além disso, mencionou que está trabalhando em uma mesa jurídico-policial junto com a delegação presidencial para investigar os casos.
“São situações que se devem ao crime organizado e esperamos que essas investigações dêem resultados em breve”, declarou a esse respeito, segundo Meganotícias.
O Ministro do Interior também falou sobre os acontecimentos de sábado, Luis Cordeiroreferindo-se especialmente ao anúncio do fortalecimento do Plano Ruas Sem Violência e à complexidade de lidar com um setor como La Vega, no qual as comunas de Independência, Recoleta e Santiago convergem.
“É um setor que requer integração de trabalho. Este é o exemplo típico onde o trabalho simplesmente territorial de uma unidade policial ou de uma comuna é insuficiente”, explicou.
“La Vega é um circuito que envolve não apenas um determinado número de quarteirões, mas é um circuito de circulação e mobilidade do crime. que aborda, que realiza três comunas onde temos um tipo de crime que está ligado ao microtráfico, outro que está ligado a roubos e alguns homicídios que têm ocorrido naquele sector com violência”, acrescentou sobre a situação do sector.
Na noite de sábado, foi registrada a morte de uma pessoa em Pedro Aguirre Cerda depois de ver envolvido em uma briga. A vítima dirigiu-se ao setor do Clube Hípico, onde finalmente no auge da Beaucheff com Félix Weingardnert teria morrido.
“De acordo com as informações preliminares recolhidas, constatou-se que esta pessoa, à tarde, enquanto caminha com um sujeito, esse sujeito, no momento em que a investigação está sendo realizada, “Ele o agrediu com arma perfurocortante, causando um ferimento que, pela gravidade do ferimento, ocasionou sua morte no local”, explicou o comissário Rodrigo Gana, do BH Sur, sobre o caso.
Já na madrugada de domingo, um caso parricídio em Colina. Um jovem de 26 anos teria atacado seu pai, de 46 anos, com uma arma afiada após uma discussão.
Devido aos vários ferimentos sofridos, o homem finalmente morreu. “Como resultado desta pesquisa, Há um detido, que seria filho do falecidoe o contexto, mais do que tudo, diz respeito a um conflito familiar “O que aconteceu ontem à noite dentro de casa”, explicou sobre o caso o inspetor Felipe Salamanca, da Brigada de Homicídios Centro-Norte da Polícia Investigativa (PDI).
Por volta das 23h de sábado, um pessoa morreu depois de levar um tiro na cabeça e no peito por um motociclista Ponte Alta.
Rodrigo Moyaprocurador do ECOH, explicou que A vítima morava na região e que ela estava acompanhada por outras pessoas antes de ser atacada. Além disso, revelou que duas pessoas viajavam na motocicleta e que testemunhas indicaram que Foi o copiloto do veículo quem efetuou os disparos.
Enquanto isso, durante a madrugada de domingo, houve uma ataque a uma casa localizado na cidade de El Castillo, na comuna de La Pintana.
Conforme detalhado pelo promotor Carlos Eltitda Equipe contra o Crime Organizado e Homicídios (ECOH), um número ainda indeterminado de indivíduos desceu de dois veículos e seguiu para atirar em um prédio com três homens dentro.