Depois de cinco dias de buscana tarde desta terça-feira O corpo de Martín Díaz de Valdés foi encontradoum jovem de 24 anos cujo rastro foi perdido na quinta-feira, 28 de novembro, após entrar na trilha do cume do Colina Alto del Naranjo no Parque Cordillera localizado no bairro San Carlos de Apoquindo, comuna de Las Condes.
Fontes do Ministério Público confirmaram a informação ao La Tercerae o procurador-chefe de Flagrancia, Macarena Canasestá no local da ocorrência junto com uma equipe policial especializada realizando os procedimentos necessários.
A este respeito, o perseguidor explicou que o corpo foi encontrado em uma área de difícil acesso.
“Estão sendo feitas diligências para apurar o que causou essa morte. O corpo está em uma área de difícil acesso, em uma ravinarazão pela qual devem agora realizar outro tipo de procedimentos, nomeadamente o Laboratório de Criminalística, porque tanto para a investigação do Ministério Público, como para a própria família, é necessário ter o máximo de informação, o máximo nível de antecedentes para poder ter clareza sobre o que aconteceu, como aconteceu e a que se deveu a perda da vida de Martín”, disse.
Sobre as hipóteses que estão a ser consideradas sobre a morte do jovem, o procurador sustentou que “terão resposta assim que os funcionários especializados, os peritos, consigam obter informações relevantes tanto para o local do acontecimento, como para pequenos elementos”. isso pode falar justamente se houve queda da vítima ou outros tipos de perícia que tenham a ver justamente com a avaliação química no sangue do falecido”.

Da mesma forma, o Coronel Gerardo Aravena, da Prefeitura de Santiago Andes, explicou que socorristas e bombeiros voluntários encontraram o corpo cerca de um quilômetro da vizinhança onde a barraca estava localizada. A informação foi imediatamente entregue ao pessoal do Grupo de Operações Policiais Especiais (GOPE) que chegou ao local, confirmando que o corpo pertencia a Díaz de Valdés.
Relativamente à busca e aos trabalhos realizados, o delegado lamentou que “Não teve o resultado que todos esperávamos, mas nos deixa tranquilidade para a família.”.
Relativamente às complexidades do local onde foi encontrado o corpo, o Coronel Aravena indicou que “é uma zona cujas características geográficas são bastante complexas, no sentido de que há ravinas, há encostas e claro está tudo coberto de vegetação, que de repente , de uma vista aérea, dificulta um pouco a visualização, neste caso, do que procurávamos”.
Foi relatado que A Prefeitura Aérea de Carabineros realizará a extração do corpo nas próximas horas, e posteriormente transferido para o Serviço Médico Legal (SML) onde serão realizados os exames correspondentes para determinar as causas e data do óbito.
Precisamente nesta segunda-feira, a instituição uniformizada confirmou a descoberta de seus pertences, incluindo uma tenda, em uma equipe do setor.
Nos últimos dias, policiais, bombeiros, Exército e voluntários de diversas organizações participaram da busca por Martín.